É impressionante como Rubem Alves consegue sintetizar a história da humanidade neste livro infantil.
Inicio meu blog com esta estória. Ao lerem as postagens entenderão como esta estória é a nossa história!
No início de tudo era assim; todos seres tinham o que precisavam para viverem , viviam em abundância. Mas uma certa espécie animal se sobressaiu perante as outras...
Esta espécie queria descobrir lugares novos, se espalhou por todo ambiente habitável do planeta Terra, passou de nomadismo para sedentarismo.
"As transformações foram imediatas, viram as cores mais lindas cobrirem sua pele sem graça e seu corpo pôs-se a crescer. Como seremos temidas e respeitadas! "
|
A espécie se reproduziu, constituiu sociedades organizadas, domesticou animais e plantas. Ficou maravilhada diante de tantas descobertas! . Olhou ao seu redor; que mundo lindo e tudo isto pertence a mim! Suas riquezas são infinitas.
"À medida que cresciam, árvores inteiras eram aperitivos para agora os dinossauros." |
Novamente esta espécie esapalhou-se por todo os ambientes habitáveis. Mas agora era tudo diferente: já eram conhecidos o poder do aço e dos cavalos, já eram dominadas as técnicas de grandes navegações, já traziam consigo os germes: fortes aliados. As intensões também eram diferentes, agora queriam conquistar e dominar!
“Logicamente, grande parte do sistema-vida (95% são invisíveis), feita de microorganismos, bactérias, fungos e vírus, continuaria indiferente ao nosso trágico destino. Nós porém, teríamos sido banidos do cenário da evolução”
Leonardo Bof
Teólogo.
“As bactérias viram nascer há 500 milhões de anos atrás todas as formas de vida aquáticas, 90% foram extintas para se tornarem terrestres. Há 65 milhões de anos tiveram a oportunidade de presenciar a era dos dinossauros e seu desaparecimento da face da Terra. Então viram uma nova forma de vida que seriam conhecidas como formas humanas.”
Stefan Cunha Ujvari
Epidemiologista
´Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele" Lévi Strauss
Excelente escolha, Cássia Mendicino - adoro a sabedoria de Rubem Alves!
ResponderExcluir